terça-feira, 11 de setembro de 2007

A língua como ferramenta do centralismo

Por Julío Silva Cunha, no blogue http://norteamos.blogspot.com/ em 21-06-2007


Existe um português padrão?Sim. O português falado e escrito na universidade de Coimbra chegou até à capital com o retorno dos estudantes recém licenciados e dos mestres que entraram nos sucessivos governos e que produziram a mais variada legislação. Essa fala universitária chegada à capital ditou a norma oral e escrita de uma língua nascida a norte.

O português falado a norte manteve durante séculos uma identidade própria. Agostinho da Silva defendia que o português falado em territórios montanhosos tinha tendência a fechar-se vocalmente, enquanto que em grandes espaços abertos, a língua lusa abria-se a uma vocalização fonética mais intensa.

Hoje em dia, a uniformização linguística é ditada pelo padrão da capital. Esta batuta provocou uma razia nos variados regionalismos linguísticos.

O problema é que o discurso vindo de Lisboa tende constantemente a ridicularizar e a ostracizar essas regionais formas de expressarmo-nos em português. Reparem que a televisão é o maior mecanismo de padronização linguística e de supressão dos regionalismos. O fenómeno é comum a países de línguas latinas - vejam o caso da Itália, onde ao toscano escrito, se sucedeu o televisivo romano e o lombardo (talvez esteja aí parte da razão de ser da conflitualidade itálica!) - mas em Portugal, o caso é preocupante e raia os foros de limpeza cultural.

Todos os programas de comédia televisiva têm como alvo de chacota linguística, o português do Porto ou o do alentejo. O primeiro é sempre ridicularizado como sendo parte da identidade de um conjunto de gente atrasada, mafiosa, provinciana, rude e ignorante. O "alentejano" é a língua dos burros e dos lerdos. As particularidades línguísticas destas regiões são alvo constante de escárnio público. O lisboeta, açoriano ou madeirense são sempre vistos de forma mais ligeira, como uma espécie de exotismo indolor. Mas a fala do norte ou alentejana têm sempre associadas figuras que denitificamos com as piores características humanas. O exotismo não é exaltado, é apenas alvo de troça e de xacota.

Esta constante colagem, "regionalismo linguístico-atraso social", induzem um "apagamento" e um auto-condicionamento cultural dos habitantes dessas regiões. Ninguém quer ser identificado com a vilania, a ignorância e o atraso. "Falar como a capital", é falar como os vencedores!

O regionalismo linguístico tem sido um alvo deliberado da comédia lusa. As televisões fomentam essa atitude, e sendo este meio comunicacional, o mais influente, não é de admirar que toda uma mundividência linguístico-cultural venha a desaparecer. É um património cultural que se perde por força do centralismo mediático.

Nota: Quer as televisões estatais quer as privadas, todas elas têm sede na capital. As televisões usaram vários "pivots" nortenhos. Todos eles tiveram que utilizar o padrão linguístico da capital para se poderem impôr!

Sem comentários: