quarta-feira, 6 de agosto de 2008

triporto: A mafia da capital do Império volta ao ataque

ACP acusa ANA e Mário Lino de impedirem gestão autónoma do aeroporto Sá Carneiro

O presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira, acusa a ANA e o Ministério das Obras Públicas de impedirem “a gestão autónoma do Aeroporto do Porto” por não aceitarem proposta da Sonae e não abrirem concurso público para a gestão do aeroporto.

Rui Moreira comentou desta forma notícia divulgada pelo "Jornal de Negócios", segundo a qual o "Governo começa a fechar [a] porta à entrega do Sá Carneiro à Sonae". De acordo com o mesmo jornal, a proposta está a ser analisada pelo ministro Mário Lino, mas deverá ser recusada por pagar pouco pela infra-estrutura, não prever qualquer pagamento à cabeça e não cobrir os investimentos já realizados na expansão do Sá Carneiro.

A Sonae e Soares da Costa estão dispostas a pagar 800 milhões de euros (a preços correntes) pelo aeroporto, durante 25 a 30 anos, e a contribuir com 200 milhões de euros para um fundo de promoção da região Norte como destino, segundo noticiou o mesmo jornal a semana passada.

A ACP defende que seja aberto “um concurso público que permita que quer a Sonae, quer outros interessados, possam concorrer [à gestão do aeroporto] ".

Na opinião do presidente da ACP está a ser desenvolvida "uma campanha miserável que tem sido montada a conta gotas" com o objectivo de impedir a gestão autónoma do Sá Carneiro.

(No Público em 5-08-2008)


triporto: Optei também por colocar aqui alguns comentários sobre esta notícia retirados do mesmo local:


05.08.2008 - 17h07 - helder, suiça
Vejam a Madeira com o seu Governo Regional que consegue para os Madeirenses voos low-cost para Lisboa e para a Europa.Vejam se a Madeira nao tem a gestao dos aeroportos Regionais atraves da ANAmadeira.No continente somos roubados por Lisboa que nos aumenta continuamente os impostos para depois investirem o nosso dinheiro na cidade de Lisboa.Quando teremos Governos Regionais eleitos e que reinvistam o dinheiro dos impostos recolhidos na Regiao na nossa Regiao.



05.08.2008 - 16h12 - Anónimo, País
Deve haver um concurso público para privatização do Aeroporto do Porto. Aquele que tem a maior area de influência em Portugal, abrange uma População de 6 milhões de habitantes, dai a Ryanair em apenas dois anos ter aberto 12 rotas para cidades europeias a partir do Porto. Antes da liberalização dos espaço aereo Europeu era a ditadura da TAP e a romaria constante a Lisboa para qualquer lado que se fosse, ridiculo no mínimo. Como o presidente da Ryanair disse no Porto - "O governo Português não tem interesse em desenvolver o Norte de Portugal", tiros no próprio pé. Mario Lino não serve como ministro do estado Português, ele deve ser ministro de estado e não ministro de Lisboa e Vale do Tejo, respeite os Portugueses. Auilo é muito mau e nau dá lucro nenhum, mas a ANA não mostra os números e tambem quer aquilo a toda a força, mas que grande contradição.


05.08.2008 - 15h34 - Nuno, Guimarães, Portugal
A população servida pelo Sá Carneiro constitui a maioria da população portuguesa comparativamente com outros equipamentos e a sua taxa média de desemprego anda á volta dos 10%, quase o dobro de lisboa. Quantos anos irão passar até que se reconheça que um Norte em crise implica um Portugal em crise?



05.08.2008 - 15h02 - José Silva, Coimbra
Quem mora do distrito de Coimbra para Norte sente na pele o que se passa neste ponto. Pergunto, se 55% da população de Portugal Continental mora mais perto do Aeroporto Sá Carneiro do que de qualquer outro, em qual se deveria apostar, num estado equalitário e sem governos centralistas prepotentes? Ao invés, faz-se um novo Aeroporto de Lisboa com características megalómanas, há concentração unilateral, e ainda mais um Aeroporto de apoio em Beja. Aliás, 45% da população fica servida por três Aeroportos, enquanto os restantes 55% têm um! Já viram a composição dos vôos e destinos exclusivos a partir de Lisboa? Há casos até em que para um portuense ou bracarense viajar para o Norte da Europa tem de ir fazer escala a Lisboa! Cúmulo do absurdo!!! Em vez de dividirem os vôos dia sim dia não entre Porto e Lisboa (ou 4/Lisboa e 3/Porto, o que fosse), Lisboa tem monopólio total!!! E depois dizem que o Aeroporto de Lisboa está saturado! Pudera, 11 em cada 20 portugueses têm de usá-lo preferentemente quando podia usar o que está mais perto de si!!! Até a TACV conseguiu ver o que a TAP não queria, e criaram uma rota do Porto para Cabo Verde, com muito lucro! Para os Governos, só Lisboa é Portuga



1 comentário:

Anónimo disse...

o sr rui moreira e o sr ex da sad das antas espregueira mendes deveriam ter tanta VERGONHA na cara conmo tu !pois um gatuno ! está CONDENADO EM SEIS ANOS , NÃO PODE SERVIR DE branqueamentodos outros SÓ mesmo nas MÁFIAS dos corruptos do NORTE ..