sexta-feira, 1 de agosto de 2008

triporto: Acho muito bem!

Rio Douro: Câmara de Gaia propõe três novas pontes em parceria com autarquia do Porto


Porto, 01 Ago (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, defendeu hoje a construção de três novas pontes sobre o rio Douro e propôs a criação de um equipa técnica comum aos dois municípios (Porto e Gaia).

"Existem propostas de ambos os lados, é fundamental para a região e para o país que se chegue a uma solução conjunta", sustentou Marco António Costa.

O autarca considerou que este é o "momento adequado" para avançar com os projectos porque existem "instrumentos de financiamento" que "não podem ser desperdiçados".

Numa conferência de imprensa, onde foram recuperados projectos de três pontes sobre o Douro - uma pedonal, outra rodoviária e para metro ligeiro e uma terceira destinada à ferrovia de alta velocidade - o autarca anunciou que no decorrer da próxima semana será apresentada "uma proposta de trabalho conjunto, a nível técnico" na Câmara do Porto.

"Os dois municípios não podem ficar numa situação de impasse. Seria imperdoável que não se entendessem, seria um sinal de miserabilismo não aproveitar a oportunidade do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional)", frisou.

Marco António sublinhou ainda que o encontro de hoje com os jornalistas destinou-se a fazer o ponto da situação do trabalho já realizado pela Câmara de Gaia nesta área, referindo que "o ideal seria que até final de 2008, as duas autarquias estivessem em condições de apresentar uma proposta técnica ao QREN".

As três pontes - cujos projectos foram desenvolvidos na sequência de um protocolo celebrado em Dezembro de 2001 entre as duas câmaras, a RAVE, o Metro e a Universidade do Porto - estão orçadas em cerca de 60 milhões de euros.

Segundo o professor catedrático de pontes na Faculdade de Engenharia do Porto, a Ponte de Gólgota (rodoviária e metro ligeiro) tem um custo estimado em 32 milhões de euros, a ponte de Santo António (ferrovia de alta velocidade) 16,8 milhões e a ponte pedonal deverá custar cerca de 11 milhões.

"No total, representam um décimo do que vai custar a ponte Chelas/Barreiro", frisou Adão da Fonseca.

O catedrático salientou que os orçamentos apontados foram já objecto de actualização.

(Na Lusa em 1-08-2008)

Sem comentários: