quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

triporto: Esta notícia é dedicada à "Morgadinho Justiceira" cá do sitío

...e aproveito o tema para estranhar a falta de notícias sobre o caso que esta "Justiceira" investiga actualmente (inquéritos à corrupção na camara da capital do Império), ao contrário do que sucedia todas as semanas com o famoso e badalado caso "apito dourado"...se calhar é por não envolver os nomes tão "queridos" a esta super magistrada como são o de "Pinto da Costa" ou "FC Porto"...


"Comunicação pública" autorizada

Os magistrados do Ministério Público do Porto vão explicar publicamente os detalhes da investigação às agressões a Ricardo Bexiga. O processo do ex-vereador da Câmara de Gondomar foi arquivado e provocou críticas da procuradora Maria José Morgado à forma como a investigação foi conduzida. Os magistrados dizem que se tratou de um ataque à sua honra e dignidade.

As críticas da última semana foram a gota de água para os procuradores do Porto, que não gostaram de ler no despacho de arquivamento do processo das agressões a Ricardo Bexiga que a impossibilidade de encontrar os autores do crime se deveu apenas à falta de diligências fundamentais e a falhas básicas na investigação.

Às críticas da procuradora de Lisboa, que assina o despacho, juntou-se uma entrevista de Maria José Morgado que garantiu que a recolha tardia de vestígios materiais, como impressões digitais, tornou o caso muito falível. Justificações intoleráveis para Ricardo Bexiga, a vítima do crime.

Numa carta enviada ao procurador-geral da República, os magistrados do Porto dizem que "o silêncio tornou-se intolerável após um ano de insistentes afrontas à dignidade e honra profissional".

À SIC, os magistrados garantiram que não estão interessados em abrir uma guerra entre Porto e Lisboa, mas dizem-se ofendidos com a postura Maria José Morgado. Pinto Monteiro acedeu ao pedido de suspensão do dever de reserva e autorizou os procuradores do Porto a emitir uma comunicação pública.

Os magistrados vão agora decidir se o fazem por escrito ou em conferência de imprensa.


(Na "SIC-online" em 13-02-2008)

Sem comentários: