domingo, 3 de fevereiro de 2008

O Monte da Virgem ofendido , ou o prolongamento da crónica do Rogério

Para os estimados bussolistas que ainda não tiveram ocasião de ver o post do Rogério Gomes que reproduz uma crónica publicada no jornal Público da semana finda , permito-me pedir que não deixem de o ler , porque a sua leitura e a meditação que induz é absolutamente obrigatória.

Obrigatória para quem ainda tenha dúvidas sobre a camisa de forças em que o Terreiro do Paço nos enfiou depois do Não ao tristemente célebre referendo da Regionalização e também imperdível para quem se está a dar ao incómodo de ler este meu post, já que ele é um prolongamento do que disse o Rogério. Com uma respeitosa vénia.

Esta sexta -feira , numa atitude de recato preparatória dos carnavais que se seguiam, fiquei em casa e decici ver o novo talk show do José Carlos Malato , que é a nova sala de visitas da RTP , orfã destas coisas desde a transferência do Herman para a SIC.

Depois de já ter participado numa das novas versões do Portugal no Coração após o seu desvio dos estúdios do Monte da Virgem para as novas instalações da RTP na zona da EXPO , tinha curiosidade em perceber porque é que este programa do Malato , que nasceu para a televisão em V N Gaia , tinha que ser tambám feito nos estúdios da capital.

Concluí o que já previa. Nenhuma surpresa. Quer o programa agora conduzido por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira , quer esta Sexta Feira à Noite de Malato , só são feitos em Lisboa porque a RTP assim o deseja. Qualquer um deles poderia ser realizado no Monte da Virgem sem prejuízp algum.

Bem. Estou a exagerar. Como quer a um quer a outro a maior parte das pessoas que lá se querem levar são de Lisboa e arredores , com particular incidência no famoso eixo Lisboa Cascais , é mais barato ter os estúdios em Lisboa do que correr o risco de ter que pagar as deslocações ou outras mordomias a toda esta gente.

O poder da Comunicação não se resume à informação , hoje tão bem controlada como o Rogério já explicou em duas penadas. Também no entretenimento se disputa esse enorme poder que tudo decide e tudo condiciona e por isso também aí os nossos amigos da capital não facilitam : Assim como assim é melhor jogar em casa.


(Por Manuel Serrão no "http://bussola.blogs.sapo.pt/" em 3-02-2008)

2 comentários:

Anónimo disse...

pelo que li, o proximo talk show do Herman terá uma forte vertente itinerante, e privilegiará o Porto (de que ele tanto diz gostar) - não está mal pensado.

Anónimo disse...

pois e os de contumil só tem o belmiro o oliveirinha o das cortiças os bairrista os rios os loureiros os esprefueira mendes q roubam os portugueses esa TROPA essa corja sim e GENTE do ALTO e do norte para não falar dos de BRAGA ,barcelos , POVOA , viana ,chaves bragança ,pois esses são do SUL Quando toca a fazer prova de vida ..! pois e cedofeita e as antas sim uns do norte ,e fico-me por aqui pois esta merda dos do norte já me mete nojo ...