Grande Porto TV nasce on-line com canais para cada concelho
"É mais um serviço público do que um projecto para ganhar dinheiro. Mas também não queremos ter prejuízo", ressalva o coordenador
A falta de "informação de proximidade" e de contacto com as "gentes locais" fez nascer a Grande Porto TV, um projecto que está on-line desde Junho, em fase experimental, e que entrou, há um mês, em "velocidade de cruzeiro". A partir de agora, ter um canal por cada concelho do Porto passou a ser uma realidade que vem "colmatar uma falha", explicou ao PÚBLICO Rogério Gomes, mentor e coordenador do site www.grandeportotv.net.
O principal objectivo desta nova televisão é "dar a conhecer as actividades das autarquias", porque, para o responsável, há vida além da Câmara Municipal do Porto. Por isso, tem como público-alvo os "moradores" e o suporte on-line foi escolhido por ser o mais "prático e viável" e também pouco dispendioso - exige um investimento de cerca de cinco mil euros mensais, segundo Rogério Gomes.
Nesta fase inicial, a redacção do Grande Porto TV conta com dois jornalistas, número que deve ser alargado brevemente e que pode continuar a crescer. A equipa tem, ainda, a colaboração de uma empresa para a gravação dos vídeos que são, posteriormente, editados pelos jornalistas. Entretanto, ao projecto já aderiram alguns estagiários que, segundo Rogério Gomes, trouxeram bastante dinamismo à equipa.
Quanto à possibilidade de alargar o projecto, o responsável assegurou que "há estrutura montada para se criarem canais mais específicos de associações ou empresas" que estejam eventualmente interessadas, mas assegurou que esta televisão não pretende ser um grande negócio: "É mais um serviço público do que um projecto para ganhar dinheiro. Mas também não queremos ter prejuízo", ressalvou.
Por agora, os canais de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia já estão disponíveis com actualizações regulares, que em muito se devem às autarquias, segundo o coordenador do projecto Grande Porto TV.
Rogério Gomes, também secretário-geral da empresa Águas de Gaia e ex-director do jornal O Comércio do Porto, sublinhou o entusiasmo das autarquias com a nova televisão, para a qual têm enviado bastante informação. No entanto, o projecto da Grande Porto TV não se quer basear apenas na agenda política e conta que todos os visitantes ofereçam conteúdos, como vídeos, imagens e notícias, apesar de Rogério Gomes reconhecer que "o público autárquico é um dos principais destinatários".
Opinião valorizada
A secção de opinião é especialmente valorizada nesta nova televisão, prevendo-se que sejam sempre colocadas no site duas colaborações por semana.
"Esperamos o contributo de personalidades reconhecidas, desde políticos a empresários. Não vamos ter colunistas fixos, mas queremos um painel representativo e um leque alargado de pessoas", acrescentou o coordenador.
O site conta, além dos vídeos diários e das notícias, com um jornal semanal - que resume o que de mais importante se passou em todos os concelhos - e com a agenda cultural que destaca as iniciativas mais marcantes de cada concelho e que normalmente "não têm lugar nos outros meios".
A divulgação da Grande Porto TV, por agora, está a ser feita por correio electrónico mas, depois do Verão, serão colocados outdoors nas ruas e publicidade em transportes públicos. "É um projecto mais de militância do que um grande negócio. Mesmo assim, quero testar se é real o que eu acho que é verdade: que há falta de informação de proximidade", concluiu Rogério Gomes.
Rogério Gomes passou por O Primeiro de Janeiro, Expresso, PÚBLICO, O Jogo e O Comércio do Porto
Grande Porto chega no último trimestre do ano
Depois da aposta nas novas tecnologias, Rogério Gomes decidiu envolver-se num outro projecto na área da comunicação, mas em formato mais tradicional - o papel. A Sojormedia, a holding de comunicação social do grupo económico Lena, vai lançar até ao final deste ano um novo semanário focado em temáticas regionais dirigido à Região Norte. O jornal deverá chamar-se Grande Porto e ter uma tiragem inicial de 30 mil exemplares, com saída à sexta-feira, um dia antes dos Expresso e Sol.
Apesar de o nome final não estar decidido, tudo indica que fique mesmo Grande Porto, para que funcione como porta-voz da região e defensor intransigente dos seus interesses. Rogério Gomes explicou, ainda, que, apesar da vocação do novo título ser regional, também terá "informação generalizada", o que justifica a distribuição nacional.
Este semanário - que quer atingir vendas de 20 mil exemplares nos primeiros seis meses e representa um investimento de de 500 mil euros - é o reflexo da linha seguida pelo grupo de Leiria que adquiriu recentemente o diário As Beiras, de Coimbra, e o semanário O Algarve, que será relançado. Antes destas operações, a Sojormedia tinha já comprado seis jornais nos distritos de Aveiro, Viseu, Leiria e Santarém. O grupo dirige, também, duas rádios locais, em Abrantes e Viseu, e a editora Imagens & Letras.
(No Publico em 3-08-2008)
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