sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Associação de Cidadãos - Actualização

No seguimento da proposta aqui apresentada para a constituição de uma Associação de Cidadãos que defenda os interesses da AMP, venho por este meio informar os interessados que a 1ª reunião será no dia 12, às 21.30h, no auditório do Clube Literário do Porto, na Rua Nova da Alfândega nº22 (a 50m da Igreja de S.Francisco). A sessão é aberta a todos os interessados e pede-se a confirmação da presença através do email porto.agora@gmail.com.

Gostaria de salientar o acolhimento positivo e surpreendente que tem tido esta iniciativa, ultrapassando inclusive as fronteiras nacionais.

Melhores Cumprimentos
Alexandre Ferreira

(Por Alexandre Ferreira no blogue A Baixa do Porto em 28-08-2008)


triporto: Este anúncio vem a propósito disto:

Reunião

Visto o estado de ruptura com o poder central, os exemplos diários de desprezo para com a cidade do Porto e a Região Norte, o servilismo e oportunismo das distritais dos partidos, proponho o primeiro passo para a constituição de uma associação de cidadãos, organizada, que tenha como propósito a defesa dos interesses colectivos da nossa área metropolitana, a discussão e apresentação de propostas e de acção concertada. Iniciativas como esta necessitam de encontros de carácter informal, onde os interessados se conhecerão e se ajustarão ideias, objectivos e projectos.

Para tal proponho primeiro encontro para o dia 12 de Setembro, às 20h, em local a determinar. Para ter noção da receptividade e comunicação de novidades desta iniciativa, proponho que se use este blog como plataforma. Para questões organizativas, por favor escrever a porto.agora@gmail.com. A participação de todos em todas as fases do processo é bem vinda. Chegou a hora de dar o primeiro passo.

Melhores Cumprimentos
Alexandre Ferreira

(Por Alexandre Ferreira no blogue A Baixa do Porto em 13-08-2008)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Importância de se chamar Brunheda

Ana Paula Vitorino, a dinâmica Secretária de Estado dos Transportes, anunciou o encerramento da linha do Tua, depois de um descarrilamento de uma composição perto de Brunheda, de que resultou um morto confirmado e 5 feridos graves..

Ainda está por apurar se a causa do acidente advém de uma explosão na linha ou na carruagem que faz o serviço normal da linha do Tua. Num caso ou no outro dá que pensar.

Principalmente quando o País, a braços com uma crise internacional de contornos imprecisos, discute tranquilamente a arrojada aposta no TGV, em particular como forma de resolver a ligação Lisboa/Madrid (??), quando os próprios espanhóis parecem já ter desistido de o fazer.

Como é possível que um dos desígnios principais do País seja o de ter uma linha de alta velocidade (já obsoleta na Europa avançada) para a ligação de Lisboa a Madrid. Com que propósito? Para melhorar o quê? Para servir quem?

Por muito menos, seria possível melhorar a linha ferroviária existente, e transformá-la num elemento potenciador do turismo biológico e de natureza. Em vez disso a Refer faz concursos para o aproveitamento das magnificas estações de caminho de ferro da linha do Douro e do Tua.

Sem prejuízo da segurança das pessoas, não parece disparatado apostar em tecnologias limpas e tão interessantes, como instrumentos de atracção e descoberta do Douro Património Mundial da Humanidade.

Só não percebe isto quem nunca se deixou extasiar por um passeio na mágica linha do Tua que agora, por tempo indefinido, estamos impedidos de fazer.

Enquanto isso o País discute, com parolo deslumbramento, o mega investimento do TGV.

Talvez porque liga Lisboa a Madrid e não o Douro ao resto do Mundo.

Talvez pela (falta de) importância de o local do acidente se chamar Brunheda...


(Por António de Souza-Cardoso no blogue Bússola em 24-08-2008)

triporto: A mafia vermelha começa a actuar...


Depois de no sábado termos visto um árbitro-assistente assinalar um penalti contra o sporting a 2 metros da área, eis que ontem assistimos à cegueira total com a marcação de um escandaloso fora de jogo ao FC PORTO num lance que resultaria no 2º golo da equipa portista.


O caricato deste ultimo lance é que o erro do árbitro-assistente, ao contrário de Alvalade, não foi de uns "míseros" 2 mt mas sim no mínimo de uns bons 5 mt!!!


Para muitos isto são erros normais, mas para mim é algo que prenuncia que "forças estranhas" tudo farão para que o principal clube da capital do Império cumpra o seu objectivo primordial que é a conquista do campeonato.


Se tivermos em conta que o clube do milhafre foi o que mais investiu esta época em reforços,( cerca de 26 milhões euros sem contar com os ordenados) e se analisarmos as tentativas frustradas para tirar o FC PORTO da Liga dos Campeões, fácil será concluir que tudo farão para tentar tirar proveitos das avultadas quantias despendidas e isso normalmente para aquelas bandas não significa jogar melhor que os outros mas sim ir eliminando a concorrência aos poucos...


Se duvidas houvesse bastaria puxar um pouco pela memória e ver como foi ganho o ultimo campeonato deste apelidado "glorioso"...


Querem um pequeno exemplo do que pode vir a suceder no próximo sábado...?...Recordem este lance passado num jogo no campo da luz em 2000 com derrota do FC PORTO por 1-0...



triporto: Musica no Palácio à borla


PROGRAMA

Palco Principal

SEXTA, 29 AGOSTO
MICRO AUDIO WAVES www.microaudiowaves.com

TIAGO BETTENCOURT & MANTHA www.myspace.com/tiagobettencourt

SAM THE KID www.myspace.com/samthekid

SÁBADO, 30 AGOSTO
RITA REDSHOES www.myspace.com/ritaredshoes

LINDA MARTINI www.myspace.com/lindamartini

BURAKA SOM SISTEMA www.myspace.com/burakasomsistema

Palco Ritual

SEXTA, 29 AGOSTO
SNAIL www.myspace.com/snailpt

A JIGSAW www.myspace.com/ajigsaw

SIZO http://www.myspace.com/sizo

SÁBADO, 30 AGOSTO
CASINO ROYAL http://www.myspace.com/sizo

PORTE www.myspace.com/bigporte

HUMAN CHALICE www.myspace.com/humanchalice

Actividades paralelas


EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA de Sérgio NetoA CÔR DO SOM PORTUGUÊSLocal: Foyer da Biblioteca Almeida GarrettHorário: das 15h00 às 21h00

TEATRO DE MARIONETAS por Rui SousaLocal: Avenida das TíliasHorário: às 16h00 e às 18h00

JUMPERS - "Com uns Jumpers nos pés é possível dar saltos de 2 metros de altura, correr com passadas de 3 e fazer manobras de 4... É um novo conceito de locomoção, um excelente exercício físico, um desporto revolucionário, uma nova forma de andar, a saltar. Antes que alguém salte por cima de ti, vem experimentar no workshop durante as Noites Ritual."

JAZZ AO JANTAR - Local: Avenida das Tílias - Praça da AlimentaçãoHorário: das 19h30 às 21h00 Sexta, 29 de Agosto - Eurico Costa TrioSábado, 30 de Agosto - Demian Cabaud Quarteto

EXTENSÃO AVANCA 08 Local: Auditório da Biblioteca Almeida GarrettHorário: das 15h00 às 21h00
As Noites Ritual em parceria com o "AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia" promovem uma mostra seleccionada de curtas-metragens de ficção, animação e experimentais, documentários e obras multimédia.

FEIRA ALTERNATIVA Local: Avenida das TíliasHorário: das 15h00 às 02h00Venda de CD's, DVD's, artesanato, merchandising, acessórios de moda, bijutaria, vestuário, etc.

Fonte: www.cm-porto.pt

sábado, 23 de agosto de 2008

triporto: curiosidades do centralismo


Por muito menos do que se passa agora este senhor foi exonerado do cargo ainda antes de completar o seu 1º ano de mandato como ministro da Administração Interna...
Claro que o facto de ser um homem do Norte não teve nada haver...ou será que teve?

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A testemunha-chave de novo na ribalta

Um artigo de opinião no Reflexão Portista bastante interessante sobre a "protegida" da D. Mizé, do Sr. Monteiro e do luisinho dos pneus...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

triporto: Publicidade a causas nobres

Reunião

Visto o estado de ruptura com o poder central, os exemplos diários de desprezo para com a cidade do Porto e a Região Norte, o servilismo e oportunismo das distritais dos partidos, proponho o primeiro passo para a constituição de uma associação de cidadãos, organizada, que tenha como propósito a defesa dos interesses colectivos da nossa área metropolitana, a discussão e apresentação de propostas e de acção concertada. Iniciativas como esta necessitam de encontros de carácter informal, onde os interessados se conhecerão e se ajustarão ideias, objectivos e projectos.

Para tal proponho primeiro encontro para o dia 12 de Setembro, às 20h, em local a determinar. Para ter noção da receptividade e comunicação de novidades desta iniciativa, proponho que se use este blog como plataforma. Para questões organizativas, por favor escrever a porto.agora@gmail.com. A participação de todos em todas as fases do processo é bem vinda. Chegou a hora de dar o primeiro passo.


Melhores Cumprimentos
Alexandre Ferreira


(Por Alexandre Ferreira no blogue A Baixa do Porto em 13-08-2008)

triporto: A caminho do tetra

Com a derrota na final da supertaça (mais uma) ficamos desde já a saber que conquistaremos mais um campeonato tal como tem vindo a ser habito nas ultimas épocas sob a liderança do Professor Jesualdo Ferreira (derrota nas taças e vitórias na Liga)...

E naturalmente também já nós todos sabemos que na próxima época outro treinador terá o privilegio de orientar o FC Porto, pois isso é uma estratégia habitual e quanto a mim acertada do meu Presidente pois a ambição de continuar a ser o principal clube deste país assim o exige...

Concluindo, com dois golos fomos derrotados, com duas certezas eu fiquei após o jogo...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

triporto: Quinta do Covelo

Novo parque urbano vai nascer na Quinta do Covelo

Porto sem valores

O Salgueiros aluiu. Depois, O Comércio do Porto fechou. Agora é a vez do Boavista baquear num poço sem fundo à vista, enquanto que mais um título centenário, o Primeiro de Janeiro, vê o seu fim anunciado.

São apenas empresas, dir-me-ão. O mercado liquida umas e logo outras ocuparão o seu espaço, garantem-me amigos ainda mais liberais do que eu. Não estou de acordo – estas quatro instituições são emblemas do nosso imaginário, são referências de uma região. Cada uma, à sua maneira, ajudou a fazer-nos como somos, a perceber o Mundo da forma universalmente ‘portocêntrica’ que ainda é timbre de muito boa gente. Quando os símbolos morrem, todos os que neles estamos revelados, murchamos um pouco também.

Mas o que mais me dói é a apatia em que tudo isto se deu. A indiferença veio, sobretudo, de cima, daqueles que adoram fazer uma interpretação limitada da sua missão estratégica nesta região e que ficaram bem mais pequeninos ao ignorarem dimensões básicas do nosso colectivo.

Mas a população da região do Porto manteve-se em estado de inércia, igualmente, perante a ruína destas quatro instituições. O Porto não costumava ser assim. Mas a perda das referências dá sempre nisto – o Porto esquece a diferença que sempre o fez e torna-se igual à mesmice do resto do País.

(Por Carlos Abreu Amorim na Grande Porto TV - secção de "opinião" em 4-08-2008)

Povo? Ou o que resta dele?

Do Povo não se espere nunca coisa alguma. Neste País foi sempre o Poder que convidou com cravos ou sem eles o Povo para as mudanças. Quando o Norte entender congregar os seus filhos para a emancipação, quando os filhos do Norte entenderem que não é tornando-se filhos de uma outra coisa qualquer(*), e os Nortenhos acordarem em dizer BASTA, aí o quadro a que assistimos hoje terá tendência para melhorar. Assistimos impotentes aos processos de "lobotomia" a que sujeitam este Povo, sempre expectante nos noticiários à espera que alguém os ajude a ter opinião na hora seguinte. Quando colocados perante questões da mais diversa índole é certo e sabido que a maioria das suas respostas tende a reflectir as sondagens que o poder instalado encomendou aos servidores do costume em vésperas de decisão. Todos sabemos que a excelsa democracia em que vivemos é aqui como em qualquer outro sítio é à partida, um jogo viciado.

Não exijamos mais ao Povo. Depositemos esperança no que resta dele.

Também já me fartei das expressões "lá para o Norte", "os Nortenhos", "o bom Povo do Norte" (lembram-se?) e outras que apenas reflectem desprezo, ignomínia, secundarização. Estou farto de ser nortenho. Já é tempo de ser NORTISTA. E no futuro um "YANKEE" à moda do Norte.

(*) Centralismo

Cumprimentos.
Guilherme Olaio

triporto: isto é um excerto de uma troca de argumentos bastante interessante que se desenrola actualmente no blogue A Baixa do Porto .

triporto: Cultura para alguns mas à custa de todos!

Nove museus de lisboa grátis e abertos à noite

Sim...nove museus que são pagos por todos os portugueses, convém frisar...

Não está em questão o acesso à cultura mas apenas e mais uma vez o facto deste tipo de iniciativas (ou borlas) terem sempre o mesmo epicentro...

Mas o importante é manter a capital do Império feliz e entretida...tudo para turista ver...A crise que se lixe...



quarta-feira, 6 de agosto de 2008

triporto: A mafia da capital do Império volta ao ataque

ACP acusa ANA e Mário Lino de impedirem gestão autónoma do aeroporto Sá Carneiro

O presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Rui Moreira, acusa a ANA e o Ministério das Obras Públicas de impedirem “a gestão autónoma do Aeroporto do Porto” por não aceitarem proposta da Sonae e não abrirem concurso público para a gestão do aeroporto.

Rui Moreira comentou desta forma notícia divulgada pelo "Jornal de Negócios", segundo a qual o "Governo começa a fechar [a] porta à entrega do Sá Carneiro à Sonae". De acordo com o mesmo jornal, a proposta está a ser analisada pelo ministro Mário Lino, mas deverá ser recusada por pagar pouco pela infra-estrutura, não prever qualquer pagamento à cabeça e não cobrir os investimentos já realizados na expansão do Sá Carneiro.

A Sonae e Soares da Costa estão dispostas a pagar 800 milhões de euros (a preços correntes) pelo aeroporto, durante 25 a 30 anos, e a contribuir com 200 milhões de euros para um fundo de promoção da região Norte como destino, segundo noticiou o mesmo jornal a semana passada.

A ACP defende que seja aberto “um concurso público que permita que quer a Sonae, quer outros interessados, possam concorrer [à gestão do aeroporto] ".

Na opinião do presidente da ACP está a ser desenvolvida "uma campanha miserável que tem sido montada a conta gotas" com o objectivo de impedir a gestão autónoma do Sá Carneiro.

(No Público em 5-08-2008)


triporto: Optei também por colocar aqui alguns comentários sobre esta notícia retirados do mesmo local:


05.08.2008 - 17h07 - helder, suiça
Vejam a Madeira com o seu Governo Regional que consegue para os Madeirenses voos low-cost para Lisboa e para a Europa.Vejam se a Madeira nao tem a gestao dos aeroportos Regionais atraves da ANAmadeira.No continente somos roubados por Lisboa que nos aumenta continuamente os impostos para depois investirem o nosso dinheiro na cidade de Lisboa.Quando teremos Governos Regionais eleitos e que reinvistam o dinheiro dos impostos recolhidos na Regiao na nossa Regiao.



05.08.2008 - 16h12 - Anónimo, País
Deve haver um concurso público para privatização do Aeroporto do Porto. Aquele que tem a maior area de influência em Portugal, abrange uma População de 6 milhões de habitantes, dai a Ryanair em apenas dois anos ter aberto 12 rotas para cidades europeias a partir do Porto. Antes da liberalização dos espaço aereo Europeu era a ditadura da TAP e a romaria constante a Lisboa para qualquer lado que se fosse, ridiculo no mínimo. Como o presidente da Ryanair disse no Porto - "O governo Português não tem interesse em desenvolver o Norte de Portugal", tiros no próprio pé. Mario Lino não serve como ministro do estado Português, ele deve ser ministro de estado e não ministro de Lisboa e Vale do Tejo, respeite os Portugueses. Auilo é muito mau e nau dá lucro nenhum, mas a ANA não mostra os números e tambem quer aquilo a toda a força, mas que grande contradição.


05.08.2008 - 15h34 - Nuno, Guimarães, Portugal
A população servida pelo Sá Carneiro constitui a maioria da população portuguesa comparativamente com outros equipamentos e a sua taxa média de desemprego anda á volta dos 10%, quase o dobro de lisboa. Quantos anos irão passar até que se reconheça que um Norte em crise implica um Portugal em crise?



05.08.2008 - 15h02 - José Silva, Coimbra
Quem mora do distrito de Coimbra para Norte sente na pele o que se passa neste ponto. Pergunto, se 55% da população de Portugal Continental mora mais perto do Aeroporto Sá Carneiro do que de qualquer outro, em qual se deveria apostar, num estado equalitário e sem governos centralistas prepotentes? Ao invés, faz-se um novo Aeroporto de Lisboa com características megalómanas, há concentração unilateral, e ainda mais um Aeroporto de apoio em Beja. Aliás, 45% da população fica servida por três Aeroportos, enquanto os restantes 55% têm um! Já viram a composição dos vôos e destinos exclusivos a partir de Lisboa? Há casos até em que para um portuense ou bracarense viajar para o Norte da Europa tem de ir fazer escala a Lisboa! Cúmulo do absurdo!!! Em vez de dividirem os vôos dia sim dia não entre Porto e Lisboa (ou 4/Lisboa e 3/Porto, o que fosse), Lisboa tem monopólio total!!! E depois dizem que o Aeroporto de Lisboa está saturado! Pudera, 11 em cada 20 portugueses têm de usá-lo preferentemente quando podia usar o que está mais perto de si!!! Até a TACV conseguiu ver o que a TAP não queria, e criaram uma rota do Porto para Cabo Verde, com muito lucro! Para os Governos, só Lisboa é Portuga



Aerotorto

AEROTORTO é o grande título dado ao conjunto de notícias publicadas hoje no Jornal de Negócios, cuja conclusão é a afirmação de que o "Governo [está] contra a proposta da SONAE para o Aeroporto Sá Carneiro", apoiado num "parecer que arrasa a proposta do consórcio do Norte".

Com parecer arrasador ou sem ele, a decisão é política e já estaria tomada. Talvez o "consórcio do Norte" devesse mudar para o vórtice lisboeta, se quer gerir o aeroporto. Assim, a pretensão da SONAE levará o mesmo descaminho que tiveram outras da sua autoria, como o canal de TV (entregue por Cavaco à Igreja Católica, que não o soube gerir e o vendeu a um grupo… colombiano, lembram-se?) ou a mais recente OPA sobre a PT, abortada por decisão política do Governo de Sócrates.

É o grande sugadouro lisboeta, implacável, a enriquecer à custa dos recursos do Estado que, supostamente, seríamos todos nós.


(Por Carlos Ruben no blogue A Baixa do Porto em 5-08-2008)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Grande Porto TV + Novo semanário na região

Grande Porto TV nasce on-line com canais para cada concelho

"É mais um serviço público do que um projecto para ganhar dinheiro. Mas também não queremos ter prejuízo", ressalva o coordenador

A falta de "informação de proximidade" e de contacto com as "gentes locais" fez nascer a Grande Porto TV, um projecto que está on-line desde Junho, em fase experimental, e que entrou, há um mês, em "velocidade de cruzeiro". A partir de agora, ter um canal por cada concelho do Porto passou a ser uma realidade que vem "colmatar uma falha", explicou ao PÚBLICO Rogério Gomes, mentor e coordenador do site www.grandeportotv.net.

O principal objectivo desta nova televisão é "dar a conhecer as actividades das autarquias", porque, para o responsável, há vida além da Câmara Municipal do Porto. Por isso, tem como público-alvo os "moradores" e o suporte on-line foi escolhido por ser o mais "prático e viável" e também pouco dispendioso - exige um investimento de cerca de cinco mil euros mensais, segundo Rogério Gomes.

Nesta fase inicial, a redacção do Grande Porto TV conta com dois jornalistas, número que deve ser alargado brevemente e que pode continuar a crescer. A equipa tem, ainda, a colaboração de uma empresa para a gravação dos vídeos que são, posteriormente, editados pelos jornalistas. Entretanto, ao projecto já aderiram alguns estagiários que, segundo Rogério Gomes, trouxeram bastante dinamismo à equipa.

Quanto à possibilidade de alargar o projecto, o responsável assegurou que "há estrutura montada para se criarem canais mais específicos de associações ou empresas" que estejam eventualmente interessadas, mas assegurou que esta televisão não pretende ser um grande negócio: "É mais um serviço público do que um projecto para ganhar dinheiro. Mas também não queremos ter prejuízo", ressalvou.

Por agora, os canais de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia já estão disponíveis com actualizações regulares, que em muito se devem às autarquias, segundo o coordenador do projecto Grande Porto TV.

Rogério Gomes, também secretário-geral da empresa Águas de Gaia e ex-director do jornal O Comércio do Porto, sublinhou o entusiasmo das autarquias com a nova televisão, para a qual têm enviado bastante informação. No entanto, o projecto da Grande Porto TV não se quer basear apenas na agenda política e conta que todos os visitantes ofereçam conteúdos, como vídeos, imagens e notícias, apesar de Rogério Gomes reconhecer que "o público autárquico é um dos principais destinatários".

Opinião valorizada

A secção de opinião é especialmente valorizada nesta nova televisão, prevendo-se que sejam sempre colocadas no site duas colaborações por semana.

"Esperamos o contributo de personalidades reconhecidas, desde políticos a empresários. Não vamos ter colunistas fixos, mas queremos um painel representativo e um leque alargado de pessoas", acrescentou o coordenador.

O site conta, além dos vídeos diários e das notícias, com um jornal semanal - que resume o que de mais importante se passou em todos os concelhos - e com a agenda cultural que destaca as iniciativas mais marcantes de cada concelho e que normalmente "não têm lugar nos outros meios".

A divulgação da Grande Porto TV, por agora, está a ser feita por correio electrónico mas, depois do Verão, serão colocados outdoors nas ruas e publicidade em transportes públicos. "É um projecto mais de militância do que um grande negócio. Mesmo assim, quero testar se é real o que eu acho que é verdade: que há falta de informação de proximidade", concluiu Rogério Gomes.

Rogério Gomes passou por O Primeiro de Janeiro, Expresso, PÚBLICO, O Jogo e O Comércio do Porto


Grande Porto chega no último trimestre do ano

Depois da aposta nas novas tecnologias, Rogério Gomes decidiu envolver-se num outro projecto na área da comunicação, mas em formato mais tradicional - o papel. A Sojormedia, a holding de comunicação social do grupo económico Lena, vai lançar até ao final deste ano um novo semanário focado em temáticas regionais dirigido à Região Norte. O jornal deverá chamar-se Grande Porto e ter uma tiragem inicial de 30 mil exemplares, com saída à sexta-feira, um dia antes dos Expresso e Sol.

Apesar de o nome final não estar decidido, tudo indica que fique mesmo Grande Porto, para que funcione como porta-voz da região e defensor intransigente dos seus interesses. Rogério Gomes explicou, ainda, que, apesar da vocação do novo título ser regional, também terá "informação generalizada", o que justifica a distribuição nacional.

Este semanário - que quer atingir vendas de 20 mil exemplares nos primeiros seis meses e representa um investimento de de 500 mil euros - é o reflexo da linha seguida pelo grupo de Leiria que adquiriu recentemente o diário As Beiras, de Coimbra, e o semanário O Algarve, que será relançado. Antes destas operações, a Sojormedia tinha já comprado seis jornais nos distritos de Aveiro, Viseu, Leiria e Santarém. O grupo dirige, também, duas rádios locais, em Abrantes e Viseu, e a editora Imagens & Letras.


(No Publico em 3-08-2008)

triporto: off-topic

Álcool no sangue ou sangue no álcool??!!


Condutor búlgaro apanhado com 8,15 gramas de álcool no sangue

Um condutor búlgaro surpreendeu a polícia ao apresentar uma taxa de alcoolemia de 8,15 gramas por litro, quando era detido por ter causado um ligeiro acidente perto de Batak, no Sudoeste do país, noticiou segunda-feira a televisão bTV.

O automobilista de 25 anos, que foi preso no domingo, reconheceu ter bebido duas caixas de cerveja, ou seja, 20 litros em 24 horas. Pouco depois do controlo policial, desmaiou, acrescentou a bTV.

A taxa de alcoolemia autorizada na Bulgária é de 0,5 gramas por litro.

A polícia multiplicou as operações policiais neste Verão na sequência de vários acidentes graves. Os desastres rodoviários fizeram mais de mil mortos em 2007, num país com 7,7 milhões de habitantes.


(Na TSF em 5-08-2008)

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

triporto: Aqui está o pagamento pelo servicinho ó menina...

"Encarnados" Luís Filipe e Nuno Assis a caminho de Guimarães

O director de comunicação do Vitória de Guimarães, José Marinho, admitiu a possibilidade de os jogadores do Benfica Nuno Assis e Luís Filipe deverão vestir a camisola vitoriana na época que se avizinha.

Segundo o mesmo responsável, as negociações entre os dois clubes estão bem encaminhadas, "há interesse dos jogadores" e, uma vez que o Benfica é um dos clubes que participa no Troféu Cidade de Guimarães, que hoje se inicia, é muito provável que os jogadores já não regressem a Lisboa ou sejam apresentados como reforços do Vitória no decurso do torneio.

À Lusa, o presidente do Vitória de Guimarães, Macedo da Silva, foi mais cauteloso e preferiu esconder o "jogo": "podem ser esses dois como não serem, vamos esperar pelos próximos dias", disse.

(No Jornal OJogo em 1-08-2008)

triporto: Figurinhas tristes

UEFA repreende advogado do Guimarães

A UEFA notificou, ontem, Gonçalo Gama Lobo, advogado do Vitória de Guimarães, no sentido de o causídico não enviar mais documentos sobre o processo no qual os vimaranenses reclamam a entrada directa na Liga dos Campeões, em detrimento do F. C. Porto.

A missiva dá conta da mesma mensagem já ter sido expressa, em comunicado interno, a 16 de Julho, no entanto, o advogado do clube minhoto continuou a mandar mais documentação, negando ter recebido qualquer comunicação no sentido contrário. "Desconheço essa carta de 16 de Julho", explica, ao JN

Por isso, desde essa data, o advogado enviou à UEFA partes do parecer jurídico de Freitas do Amaral sobre as deliberações do Conselho de Justiça, o comunicado de Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, assim como o próprio comunicado do órgão federativo, dando conta da suspensão do presidente Pinto da Costa por um período de dois anos. Mas a UEFA pediu ao causídico para não dirigir mais elementos sobre o processo, pois o organismo que tutela o futebol europeu não vai tomar nenhuma acção disciplinar até o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto) enviar as suas deliberações à UEFA. Neste capítulo, a mais alta instância jurídico-desportiva já tinha confirmado a decisão do Comité de Apelo, no sentido de manter o F. C. Porto na próxima edição da Liga dos Campeões, mantendo-se o actual quadro competitivo com o Vitória de Guimarães a disputar a pré-eliminatória da prova - o sorteio está agendado para hoje - e o Benfica, que também reivindicava a Champions, irá disputar a Taça UEFA

Documentos de nada valem

Na notificação da UEFA enviada ontem, com o conhecimento do F. C. Porto e do Benfica, o organismo também explica que "a correspondência enviada" pelos vimaranenses, "sem qualquer pedido do Comité de Controlo e Disciplina", como foi o caso, "não terá qualquer efeito" no processo

O organismo só irá ouvir as tomadas de posição do Vitória de Guimarães quando convocar o advogado Gonçalo Gama Lobo, naquilo que pode ser interpretado como um conselho ao causídico: "Convidámo-lo a guardar para si as opiniões legais sobre a resolução do processo, enquanto não for chamado para isso".


(No Jornal de Notícias em 1-08-2008)

triporto: Acho muito bem!

Rio Douro: Câmara de Gaia propõe três novas pontes em parceria com autarquia do Porto


Porto, 01 Ago (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, defendeu hoje a construção de três novas pontes sobre o rio Douro e propôs a criação de um equipa técnica comum aos dois municípios (Porto e Gaia).

"Existem propostas de ambos os lados, é fundamental para a região e para o país que se chegue a uma solução conjunta", sustentou Marco António Costa.

O autarca considerou que este é o "momento adequado" para avançar com os projectos porque existem "instrumentos de financiamento" que "não podem ser desperdiçados".

Numa conferência de imprensa, onde foram recuperados projectos de três pontes sobre o Douro - uma pedonal, outra rodoviária e para metro ligeiro e uma terceira destinada à ferrovia de alta velocidade - o autarca anunciou que no decorrer da próxima semana será apresentada "uma proposta de trabalho conjunto, a nível técnico" na Câmara do Porto.

"Os dois municípios não podem ficar numa situação de impasse. Seria imperdoável que não se entendessem, seria um sinal de miserabilismo não aproveitar a oportunidade do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional)", frisou.

Marco António sublinhou ainda que o encontro de hoje com os jornalistas destinou-se a fazer o ponto da situação do trabalho já realizado pela Câmara de Gaia nesta área, referindo que "o ideal seria que até final de 2008, as duas autarquias estivessem em condições de apresentar uma proposta técnica ao QREN".

As três pontes - cujos projectos foram desenvolvidos na sequência de um protocolo celebrado em Dezembro de 2001 entre as duas câmaras, a RAVE, o Metro e a Universidade do Porto - estão orçadas em cerca de 60 milhões de euros.

Segundo o professor catedrático de pontes na Faculdade de Engenharia do Porto, a Ponte de Gólgota (rodoviária e metro ligeiro) tem um custo estimado em 32 milhões de euros, a ponte de Santo António (ferrovia de alta velocidade) 16,8 milhões e a ponte pedonal deverá custar cerca de 11 milhões.

"No total, representam um décimo do que vai custar a ponte Chelas/Barreiro", frisou Adão da Fonseca.

O catedrático salientou que os orçamentos apontados foram já objecto de actualização.

(Na Lusa em 1-08-2008)

triporto: blogues de interesse publico

Sendo a blogosfera uma das fontes prioritárias deste espaço, tentarei sempre que for possível acrescentar à minha lista de fontes vários endereços de blogues que, na minha opinião, comunguem dos ideais (ou parte) que defendo aqui.

Posto isto, aqui vão mais alguns:

Desporto Político

Reflexão Portista

Região Norte é a única solução para o país

"Uma região que assegura mais de 40% das exportações de um país não está em declínio. E o Governo já percebeu que a aposta no Norte é a única solução para o país", afirmou, ontem, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage.

De acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia da região Norte, cresceu, em 2006, acima da média nacional. O mesmo havia acontecido em 2005 (0,6%) e, citando Carlos Lage, "agora temos a confirmação de que aquele bruxulear trazia uma luz".

Comentando os dados do INE, o presidente da CCDRN constatou a sua correlação com o aumento das exportações portuguesas. "Quando as exportações aumentam o Norte cresce mais. E, se for assim a região poderá ter crescido, no ano passado, acima dos 1,9%. Por isso, temos de reflectir sobre o actual modelo económico do país. É necessário saber se Lisboa é o motor da economia ou se beneficia apenas dos gastos públicos e dos centros financeiros que lá estão instalados, e dos salários superiores", considerou Carlos Lage.


(No Jornal de Notícias em 1-08-2008)